O QUE É SIMPLES DOMÉSTICO?

 

O governo se comprometeu a lançar o Simples Doméstico, que reunirá numa mesma guia todas as contribuições que devem ser pagas pelos patrões de empregados domésticos.

O valor corresponde a 8% para o INSS (nos próximos meses, a alíquota continua de 12%); 8% para o FGTS; 3,2% para um fundo de indenização em caso de demissão e 0,8% para seguro contra acidente. O empregador terá de acrescentar mais 8%, da contribuição do trabalhador para o INSS, e descontar o valor do salário dele.

Todos os valores a serem recolhidos serão calculados automaticamente com base nas informações fornecidas pelo empregador. Em seguida, será gerado o boleto para o pagamento na rede bancária. Na contribuição também será calculado o imposto de renda que deve ser retido na fonte. As contribuições não serão retroativas.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a nova guia unificada - Simples Doméstico - que começará a ter validade a partir de 01 de outubro de 2015 deve atrasar e ainda não tem previsão de quando conseguirá entregar o modelo.

Enquanto boleto único não for disponibilizado empregador deverá manter o recolhimento como já fazia antes da PEC. INSS se manterá em 12% até que a guia única comece a valer.

Informamos a todos nossos clientes e amigos que estamos ajustando o E-Ponto Doméstica de acordo com as novas regras!

Nossa missão é oferecer aos nossos clientes inovações associadas as melhores práticas de mercado.

Voltar