Senado aprova texto que regulamenta PEC das Domésticas
Senado aprova texto que regulamenta PEC das Domésticas
O Senado aprovou ontem (07/05/2015) a redução de 12% para 8% o recolhimento mensal ao INSS referente a parte do patrão quando a carteira de trabalho é assinada. A doméstica continuará pagando de 8% a 11%, conforme o salário. A estimativa é de que com a medida aumente de 1,5 milhão para oito milhões a quantidade de trabalhadores domésticos formalizados no país. A proposta foi aprovada por 49 votos a 12.
O projeto segue para sanção da presidente da República.
Confira o que mudou!!
O que foi aprovado:
- FGTS será de 8% sobre a remuneração.
- O patrão vai depositar mensalmente 3,2% como forma de antecipação, como uma poupança, para arcar com a multa em caso de demissão sem justa causa.
- A alíquota do INSS cairá de 12% para 8% para o empregador.
- Seguro contra acidente do trabalho será de 0,8%.
- Será criada uma espécie de Simples das Domésticas, que unificará os pagamentos. Tudo será feito em guia unificada com percentual de 20% sobre a remuneração. O programa deve ficar pronto em 120 dias.
- As horas extras devem ser compensadas em até um ano.
- As primeiras 40 horas extras do mês devem ser pagas em grana viva. As demais podem ir para o banco de horas para serem transformadas em folgas ao longo de um ano.
- Vai rolar adicional noturno: de 20% sobre a hora trabalhada das 22h às 5h. A hora noturna tem 52min30seg. Falta definir em que situação será computado para trabalhadores que dormem no trabalho.
- Seguro-desemprego será pago em três parcelas.
O que já está valendo:
- Salário mínimo.
- 13º salário.
- Hora extra.
- Jornada de, no máximo, 44 horas semanais e, 8 horas diárias.
- Descanso mínimo de 11 horas entre duas jornadas de trabalho.
- Descanso semanal mínimo de 24 horas.
- Para jornada de até 6 horas, intervalo mínimo de 15 minutos.
–Para jornada superior a 6 horas, intervalo mínimo de uma hora.
- Licença-maternidade de quatro meses.
Deixe o E-PONTO trabalhar para você, gerando toda documentação obrigatória por lei automaticamente, sem trabalho, totalmente aderente a PEC das domésticas, evitando futuras dores de cabeça e reduzindo seu custo de forma inteligente!!